Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza solenidade de abertura do XII Encontro Unificado dos campi II e III
conteúdo

Notícias

UFPB realiza solenidade de abertura do XII Encontro Unificado dos campi II e III

publicado: 05/12/2024 14h21, última modificação: 05/12/2024 15h15
Demais atividades estão temporariamente suspensas, em respeito ao luto da comunidade acadêmica local pelo falecimento do professor Humberto Vilar

O XII Encontro Unificado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que reúne os Encontros de Extensão (Enex), de Iniciação à Docência (Enid) e de Iniciação Científica (Enic) da Instituição, chegou ao Brejo Paraibano nesta quarta-feira (4), sua última etapa após ter passado pelos campi I (João Pessoa) e IV (Rio Tinto/Mamanguape).

A comunidade acadêmica da região, formada pelos campi II (Areia) e III (Bananeiras) da UFPB, recebeu, pela manhã, no auditório do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), a Vice-Reitora Mônica Nóbrega e o titular da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), professor José Roberto do Nascimento, para dar início às atividades.

O evento começou com uma apresentação cultural do grupo de percussão Tambores da Serra, da Escola dos Sonhos, de Bananeiras, que trouxe ciranda e maracatu para os participantes. Em seguida, foi formada a mesa de honra, com a Vice-Reitora e o Pró-Reitor de Pesquisa. Além deles, houve também, na mesa, representação do Centro de Ciências Agrárias (CCA), do Campus II, e do CCHSA, do Campus III, com o Assessor de Extensão do CCA, professor Abraão Ribeiro, e o Vice-Diretor do CCHSA, professor Otávio do Carmo Oliveira Neto.

Em seu discurso na abertura, a Vice-Reitora Mônica Nóbrega enfatizou o compromisso da nova gestão superior da UFPB com a inclusão e a diversidade. Esses temas estiveram presentes na campanha vitoriosa à Reitoria e também são os pilares do Encontro Unificado deste ano, com o mote ‘A UFPB como protagonista da diversidade, saberes, tecnologias e inovações’. Para ela, a inclusão é fundamental para combater a evasão e garantir a manifestação da diversidade.

“A UFPB, sem sombra de dúvidas, está constituída em uma diversidade considerável. Entretanto, ter um universo diverso não significa que sejamos uma universidade inclusiva. A inclusão requer um esforço consciente, deliberado, para apoiar a diversidade. Sem uma prática efetiva de inclusão, a permanência das pessoas não será efetiva, podendo afetar algo importantíssimo para nossa UFPB: o combate à evasão. Dessa forma, para que haja um protagonismo da diversidade na nossa instituição, é preciso que haja inclusão, em todos os seus aspectos”, explicou a Vice-Reitora na ocasião.

Na sequência, o professor Leonardo Augusto Pascoal, do Departamento de Ciência Animal do CCHSA, ministrou a palestra ‘Desafios para publicar em periódicos de alto fator de impacto’. Além de orientações quanto a metodologias e escrita de textos científicos, o docente apresentou dados sobre a produção científica no país, mostrando que, apesar do Brasil e, em nível local, a Paraíba, se destacarem em comparação a outros países e estados, ambos ainda enfrentam desafios no impacto das publicações. O professor também discutiu a grande dependência de recursos públicos para a realização de pesquisas científicas no Brasil.

No período da tarde, o Coordenador de Programas e Projetos Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), Saimonton Tinoco, foi o convidado principal da palestra ‘Iniciação à Docência: Protagonizando a Diversidade, Compartilhando os Saberes’. Em seguida, foram apresentados 139 resumos expandidos dos Programas locais de Licenciatura (Prolicen), de Tutoria (ProTut) e de Educação Tutorial (PET). Uma roda de conversa sobre os projetos de monitoria locais encerrou o primeiro dia do Encontro Unificado dos Campi II e III. 

Suspensão temporária das demais atividades

As demais atividades previstas aconteceriam até a sexta-feira (6), exclusivamente em Bananeiras. No entanto, respeitando o momento de consternação vivido pela comunidade acadêmica local em virtude do falecimento do professor José Humberto Vilar da Silva, o restante do Encontro Unificado foi temporariamente suspenso. Em momento oportuno, a Reitoria e as Pró-Reitorias envolvidas na realização do evento anunciarão uma nova data para a retomada.

Nesta etapa do Encontro Unificado, estão previstos 577 trabalhos, distribuídos entre 221 do Enex e 217 do Enic, além dos 139 resumos do Enid que já foram apresentados no primeiro dia. Os números refletem a relevância da produção técnico-científica das unidades acadêmicas fora de sede e, em especial, do Brejo Paraibano. Além do CCA e do CCHSA, também serão apresentados trabalhos no âmbito do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), unidade de ensino profissionalizante do Campus III.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Fotos: Gustavo Ribeiro e Vinícius Vieira
Ascom/UFPB