Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realizará campanha de conscientização sobre as hepatites virais

UFPB realizará campanha de conscientização sobre as hepatites virais

publicado: 25/07/2024 12h13, última modificação: 25/07/2024 12h13
Serão realizados testes rápidos, aplicação de vacinas e distribuição de materiais educativos e preservativos

Foto: Vinícius Vieira

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) realizará a campanha “Julho Amarelo” para a conscientização, prevenção e combate às hepatites virais. A ação, que tem o apoio da Reitoria, será aberta ao público e acontecerá na próxima quarta-feira (31), no Centro de Vivências da UFPB. O horário do evento será das 9h às 14h, com aplicação de vacinas e testes rápidos.

As atividades estão sendo organizadas pela Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e segurança no Trabalho (CQVSST), além do Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS). Serão ofertados testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C à comunidade universitária, bem como distribuição de materiais educativos e preservativos masculino e feminino.

Além da realização de testes rápidos, será promovida a campanha de multivacinação da hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dupla adulto, influenza e covid-19. A campanha é realizada em parceria com a Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), CPT-ETS e a Secretaria Municipal de João Pessoa. Para isso, os interessados precisarão apresentar documento oficial com foto e cartão de vacinação.

A campanha anual foi instituída no mês de julho, por meio da lei nº13.802/2019, para intensificar o combate à disseminação das hepatites virais com a realização de atividades e mobilizações direcionadas. As ações buscam focar na conscientização, prevenção e proteção, pois, segundo o Ministério da Saúde, as hepatites são consideradas um problema de saúde pública que, na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.

Mais informações sobre as hepatites estão disponíveis no portal do Ministério da Saúde.

Texto: David Kevin
Edição: Aline Lins