Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe coro universitário Syracuse University Singers, de Nova York

UFPB recebe coro universitário Syracuse University Singers, de Nova York

publicado: 13/05/2024 14h53, última modificação: 13/05/2024 14h54
Em única apresentação, com entrada franca, evento terá início às 20h e contará com a participação do Quinteto da Paraíba

Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberá, nesta sexta-feira (17), em uma única apresentação, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, do Departamento de Música (DEMUS), um dos mais importantes coros universitários do estado de Nova York (EUA), o Syracuse University Singers, composto aproximadamente por 40 alunos, desde o primeiro ano do bacharelado até a pós-graduação. O evento terá início às 20h e contará com a participação especial do Quinteto da Paraíba, com entrada franca.

O grupo é o principal conjunto coral da Setnor School of Music e tem um renomado histórico de apresentações em conferências e competições internacionais, incluindo vitórias no ‘Florilège Festival de Tours’, na França, além de várias turnês pela Europa. Esta é a primeira vez que o coro realiza uma turnê pela América do Sul, com concertos em São Paulo (SP) e João Pessoa (PB).

O regente titular do Syracuse University Singers é John Warren, porém, o coro estará sob a coordenação dos professores Elisa Macedo Dekaney (Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização); e o Diretor da Setnor School of Music, Milton Rubén Laufer. Além deles, estão acompanhando o coro nas apresentações os professores José “Peppie” Calvar, Wendy K. Moy, D. J. Pickell, Benjamin O'Connell e Julianne Stein.

Para o professor do Departamento de Educação Musical da UFPB e maestro do Coral Gazzi de Sá da UFPB, professor Eduardo Nóbrega, a vinda do grupo a João Pessoa foi possibilitada pelo intercâmbio cultural entre as duas universidades, estabelecido por meio de um convênio firmado em 2018.

“Esse grupo é um dos mais conceituados do estado de Nova York e representa uma oportunidade única para a comunidade paraibana conhecer o trabalho, especialmente maestros e coralistas observarem outra realidade cultural do canto coral que lá nos Estados Unidos é muito valorizado”, disse.

O concerto contará ainda com a participação especial do Quinteto Paraíba, composto pelos professores: Ronedilk Dantas (1º violino), Anderson Carvalho (2º violino), Ulisses Silva (viola), Nilson Galvão (violoncelo) e Xisto Medeiros (contrabaixo), todos do Departamento de Música da UFPB.  O grupo paraibano de referência internacional foi convidado pelo Syracuse University Singers para participar do concerto devido a uma apresentação que eles realizaram antes da pandemia naquela instituição americana.

Já no sábado (18), a partir das 14h, o Syracuse University Singers e o Coral Gazzi de Sá se encontram na Sala de Concertos Radegundis Feitosa para uma dinâmica com a psicóloga Shimena Crisanto e, em seguida, troca de experiências musicais entre os dois coros. E por fim os coros vão assistir a uma apresentação especial do grupo de percussão paraibano formado só por mulheres ‘As Calungas’, que trabalha em cima de pesquisa, ensino e prática de ritmos da cultura popular.

Com informações do Coral Gazzi de Sá
Edição: Aline Lins