Notícias
UFPB recebe evento de abertura do Game Dev Quest
A Universidade Federal da Paraíba recebeu, na manhã de quarta (15), o evento de abertura do Game Dev Quest, um projeto de seleção de 40 equipes para o desenvolvimento de jogos eletrônicos independentes (indies), voltados para o lançamento na indústria gamer. O projeto é uma realização da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), e contou com um investimento no valor de R$800.000,00.
A programação de abertura contou com a presença do secretário Cláudio Furtado (Secties), do presidente da Fapesq, Rangel Junior, do professor José Roberto Soares, Pró-Reitor de Pesquisa (Propesq) da UFPB, representando a Reitora Terezinha Domiciano, e de Daniel Costa, representante da APGames (Associação Paraibana de Games) e Coordenador de Jogos Digitais da Unifacisa. Em seguida, o evento teve apresentações de representantes da indústria de jogos eletrônicos, como Juliana Britto, CEO da Indie Hero, Rodrigo Barros, Lead Gameplay Programmer, que atuou no desenvolvimento de jogos como Marvel's Guardians of the Galaxy e Assassin's Creed, Arison Uchoa, diretor criativo da Red Twig Game Studio, e Lobba Mattos, presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos da Bahia.
Segundo o secretário Cláudio Furtado (Secties), o projeto tem o objetivo de profissionalizar a comunidade de jogos indies na Paraíba, estimulando a formação de profissionais e empresas para atuar no setor. “O circuito é composto por três fases, com treinamentos, workshops e mentorias, e vai premiar as equipes que avançam pelas fases. Ao final, as 10 melhores equipes serão incubadas no Parque Tecnológico da Paraíba e receberão recursos para o lançamento comercial dos jogos”, disse.
UFPB e Governo do Estado discutem criação de curso de graduação em Desenvolvimento de Games
Outra ação que aproxima a UFPB da Secties no estímulo ao setor de games ocorreu na manhã de segunda-feira (13), quando a Reitora Terezinha Domiciano recebeu o secretário Cláudio Furtado para discutir a possibilidade de criação de uma graduação na área de Desenvolvimento de Games. O encontro contou ainda com a participação da Vice-Reitora Mônica Nóbrega e do chefe do Departamento de Mídias Digitais da UFPB, Thiago Falcão.
Na reunião, o professor Thiago Falcão apresentou a proposta do curso, destacando a viabilidade do projeto a partir da estrutura já existente na universidade e a relevância estratégica da área, dado o cenário atual em que as mídias digitais ganham cada vez mais espaço. “A UFPB pode ocupar uma posição de destaque no contexto das universidades públicas brasileiras, já que cursos voltados para o desenvolvimento de games ainda são escassos no país”, argumentou Falcão.
O secretário Cláudio Furtado expressou o interesse do Governo do Estado em apoiar a implementação da graduação. Ele enfatizou a importância de atender especialmente estudantes oriundos do ensino público na Paraíba, fortalecendo a inclusão e a capacitação em um setor promissor para o mercado de trabalho. “Nós temos hoje uma grande comunidade de interesse na área de games, de profissionais e estudantes de TI, de mídias digitais, e um curso de Desenvolvimento de Games, na UFPB, viria cada vez mais a fortalecer o polo de produção na Paraíba e no Norte-Nordeste”, afirmou o secretário Cláudio.
Agora, as equipes da UFPB e da Secties vão prosseguir no aprimoramento da proposta, visando a elaboração de um projeto atento aos desafios específicos do setor. “A criação do curso de Desenvolvimento de Games na UFPB representa um passo significativo na ampliação da oferta de formações inovadoras e alinhadas às demandas contemporâneas da sociedade”, finalizou o professor Falcão.