Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB sedia competição de protótipos de Baja Mauritsstad

UFPB sedia competição de protótipos de Baja Mauritsstad

publicado: 21/08/2024 17h53, última modificação: 21/08/2024 18h03
Evento acontecerá no NUPPA, nos dias 24 e 25 de agosto

Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediará a 3º edição da competição Baja Mauritsstad. O evento automobilístico, voltado para protótipos de Baja, será realizado nos dias 23, 24 e 25 de agosto, com uma palestra de abertura no Centro de Tecnologia (CT) e competições no Núcleo de Pesquisa e Processamento de Alimentos (NUPPA).

Na sexta-feira (23), haverá uma palestra com o título “Indústria automotiva: experiência e oportunidade”, com a equipe vencedora do mundial de Baja SAE e profissionais de engenharia da Forvia.

O evento, gratuito e aberto ao público, reunirá estudantes de engenharia de diversas instituições do norte e nordeste que projetam, fabricam  e competem com seus veículos personalizados.

A competição, de caráter amistoso, é uma plataforma para o desenvolvimento multidisciplinar, técnico e profissional de futuros engenheiros. Os participantes são desafiados a aplicar seus conhecimentos teóricos na prática para enfrentar problemas reais em um ambiente competitivo.

A primeira etapa do evento aconteceu virtualmente com 14 equipes, sendo selecionada nove equipes para a segunda, que acontecerá presencialmente, e elas passarão por provas dinâmicas e de inspeção de segurança em seus protótipos de Baja. A competição será realizada no NUPPA, localizado na Rua dos Escoteiros, s/n - Mangabeira, no próximo sábado (24) e domingo (25).

Haverá entrega de troféus aos competidores, em todas as provas, e uma quantia em dinheiro, ainda a ser definida pela organização. Vale lembrar que será uma competição amistosa para preparação para a competição Baja Sociedade dos Engenheiros (SAE) Nordeste, que acontecerá em outubro, em Salvador. Na competição, será adotado o Regulamento Administrativo e Técnico Baja SAE Brasil (RATBSB).

A organização da competição é um envolvimento do projeto de extensão UFPBaja, do Departamento de Engenharia Mecânica, com o apoio da Reitoria, NUPPA, Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), Centro de Informática (CI) e Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A estudante Ludmila Martins, que participa da organização do evento, destaca a expectativa em relação à competição. “O nosso objetivo é que as equipes da região tenham mais uma oportunidade de colocar seus protótipos à prova, além das competições oficiais promovidas pela SAE”, afirma.

Para mais informações, acesse o instagram:  @bajamauritsstad.

Texto: David Kevin
Edição: Aline Lins