Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB seleciona professores formadores para atuar no Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB)

publicado: 06/06/2024 18h04, última modificação: 06/06/2024 18h04
As vagas serão preenchidas preferencialmente por docentes da UFPB

Foto: Freepik

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital de processo seletivo unificado para Professor Formador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) junto à UFPB. Os docentes selecionados poderão atuar nos componentes das grades curriculares dos cursos a distância da Universidade, vinculados ao Programa Universidade Aberta do Brasil.

O processo seletivo contemplará apenas vagas de cadastro de reserva (CR), uma vez que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes) disponibilizará recurso para pagamento de bolsa para professor formador de acordo com o período letivo a ser financiado.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no período de 13 de junho a 05 de julho por meio de formulário eletrônico. Além de preencher o formulário, os candidatos deverão enviar os documentos comprobatórios em formato PDF, até as 17h do último dia de inscrição.

De acordo com normativa da Capes, o valor da bolsa para Professor Formador I é de R$ 1.850,00, enquanto para Professor Formador II é de R$ 1.550,00. O edital do processo seletivo está disponível no site da Superintendência de Educação a Distância da UFPB.

A seleção ocorrerá em etapa única de análise de currículo, na qual serão critérios de pontuação a formação acadêmica, experiência profissional de ensino, e produção acadêmica. O resultado final está previsto para 13 de agosto.

Podem concorrer às vagas de bolsistas os docentes concursados do quadro da UFPB, com experiência de 03 anos no magistério superior (para professor formador I), ou formação mínima em nível de mestrado e experiência de um ano no magistério superior (para professor formador II). Excepcionalmente será admitida a participação de professores externos nos casos de não preenchimento das vagas.

O edital contempla componentes curriculares solicitados pelas coordenações dos cursos a distância da UFPB vinculados ao programa UAB, aos departamentos de Agricultura, Gestão e Tecnologia Agroindustrial, Matemática, Física, Fundamentação da Educação, Habilitação Pedagógica, Metodologia da Educação, Psicopedagogia, Educação, Gestão Pública, Letras, Línguas de Sinais, Economia, e também ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino.

Cada candidato poderá concorrer a mais de um componente curricular, sendo observada uma nova inscrição para cada componente. Todos os candidatos aprovados estarão habilitados para orientar os trabalhos de conclusão de curso na área em que foi selecionado. O processo seletivo terá validade de 04 anos.

Mais informações podem ser obtidas na página da Sead/UFPB.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins