Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Vice-reitor da UFPB por cinco vezes, Engenheiro Serafim Rodriguez Martinez dará nome ao Viaduto das Três Ruas

publicado: 03/06/2024 16h54, última modificação: 03/06/2024 16h54
Viaduto que liga bairro dos Bancários à UFPB tem nome definido pela Lei nº 13.271, do Governo do Estado

Foto: Divulgação

O viaduto em construção que liga as Três Ruas, no bairro dos Bancários, ao anel externo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no município de João Pessoa, terá o nome do “Engenheiro Serafim Rodriguez Martinez”, que além de Pró-reitor e Prefeito do Campus Universitário, foi Vice-reitor em cinco ocasiões e, em 1980, chegou a assumir como reitor em exercício da UFPB, na gestão do então reitor Milton Ferreira de Paiva.

A Lei nº 13.271, de 29 de maio de 2024, de iniciativa do Governo do Estado, foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição do último dia 30 de maio.

O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, disse que a homenagem a Serafim Rodriguez Martinez é um reconhecimento importante às contribuições que ele deu à Paraíba em todos os espaços em que atuou, por isso apresenta os agradecimentos da UFPB perante a família desse grande engenheiro.

O engenheiro Serafim Rodriguez Martinez ocupou a Vice-reitoria da UFPB nas gestões dos reitores Mário Moacyr Porto, Guilardo Martins Alves, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, Milton Ferreira de Paiva e Berilo Ramos Borba, além de ter ocupado a função de Pró-reitor para Assuntos Administrativos da UFPB.

Nascido na Bahia, Serafim era filho mais velho de imigrantes espanhóis. Teve em Salvador, na Bahia, junto com seus seis irmãos, uma vida simples ajudando seus pais na pequena Padaria da Baixa de Quintas. Engenheiro formado pela Universidade Politécnica da Bahia, veio ainda muito jovem para a Paraíba.

Como engenheiro, trabalhou no antigo Departamento de Viação e Obras Públicas do Estado da Paraiba (DVOP), fundou o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER), tendo sido o primeiro Diretor-Geral daquele órgão, foi Secretário da Agricultura, Viação e Obras Públicas da Paraíba, Diretor do Departamento de Saneamento do Estado e Engenheiro Chefe do 2° Distrito do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Conforme descreve a Academia Paraibana de Engenharia na série Engenheiros da Nossa História, publicada na revista do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), o professor Serafim Rodriguez Martinez foi um dos fundadores da UFPB e da Escola de Engenharia, atualmente conhecida como Centro de Tecnologia da UFPB, onde foi diretor, lecionou as disciplinas de Estradas de Ferro e de Rodagem (curso de Engenharia da Escola Politécnica de Campina Grande), Geometria Descritiva e Projetiva (Escola de Engenharia da UFPB), Geometria Descritiva, Projetiva e Geometria Superior (curso de Física e Matemática da Faculdade de Filosofa, Ciências e Letras da Paraíba) e Geometria Descritiva (curso de Mecânica do Centro de Tecnologia da UFPB).

Recebeu a Medalha do Mérito Educativo (outorgada pelo Conselho Universitário da UFPB e entregue pelo então governador José Américo de Almeida), Medalha de Prata (em reconhecimento pelo exercício da profissão no período de 40 anos de Engenheiro Civil, outorgada pela Federação Nacional de Engenheiros), Título de Cidadão Pessoense (concedido pela Câmara Municipal de João Pessoa) e o Título de Cidadão Paraibano (concedido pela Assembleia Legislativa da Paraíba).

Texto: Aline Lins
Foto: Divulgação