Você está aqui: Página Inicial > Contents > Serviços > PalhaSUS promove humanização na saúde por meio da arte da palhaçaria
conteúdo

Notícias

PalhaSUS promove humanização na saúde por meio da arte da palhaçaria

publicado: 04/04/2025 10h47, última modificação: 04/04/2025 10h47
Inscrição para participar do projeto vão até segunda-feira (07)

040420251.png

O Projeto de Extensão PalhaSUS, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está transformando espaços de saúde e assistência social ao utilizar a linguagem do palhaço para promover o cuidado humanizado. Baseado nos princípios da Educação Popular em Saúde, o projeto integra arte, riso e ludicidade como ferramentas para qualificar o atendimento e fortalecer as relações interpessoais no Sistema Único de Saúde (SUS).

As ações do PalhaSUS incluem intervenções presenciais em hospitais e instituições de longa permanência. Os participantes, atuando como Palhaços Cuidadores, interagem com pacientes, familiares e profissionais da saúde, promovendo acolhimento e bem-estar. Além disso, o projeto investe na formação contínua de seus integrantes, desenvolvendo habilidades artísticas, comunicacionais e reflexivas para aprimorar suas práticas. A iniciativa também incentiva a gestão participativa e promove práticas de autocuidado e ética da alegria dentro das instituições contempladas.

Desde sua criação, o PalhaSUS tem promovido resultados importantes, como a redução do estresse, ansiedade e sensação de isolamento no ambiente hospitalar, tornando-o mais acolhedor. Além disso, o projeto já formou mais de 300 estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades artísticas, comunicacionais e empáticas, e preparando futuros profissionais para um cuidado mais humanizado. O projeto também se mantém como um dos mais bem avaliados do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPB nos editais do Programa de Bolsas de Extensão (Probex), garantindo sua continuidade e crescimento ao longo dos anos.

As inscrições para participar do projeto estão abertas até o dia 07 de abril. Interessados podem acessar o edital e o formulário de inscrição.

***
Ascom/UFPB
Foto: Divulgação