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Projetos de extensão

por Thais - DFT publicado 23/07/2021 13h46, última modificação 11/10/2022 12h08
Projeto de extensão vai permitir confecção de próteses sob medida e gratuitas.

Veja  a reportagem sobre o Projeto de extensão que vai permitir confecção de próteses sob medida e gratuitas acessando o link:  https://globoplay.globo.com/v/11004040

 

 

1) Amora’s - Assistência à saúde da mulher na meia idade - XIII Edição

Coordenadora: Juerila Moreira Barreto

Local: Clínica Escola de Fisioterapia da UFPB

Instagran: @amoras_ufpb

Descrição: A atenção integral a saúde da mulher voltada para atender aos diversos ciclos do seu desenvolvimento tem chamado a atenção dos gestores em face ao aumento da expectativa de vida. A OMS estabelece que a partir dos 35 anos a mulher entra no climatério e por volta dos 50 anos tem a experiência da menopausa, período intenso de eventos biopsicossociais. 

2)  Escola de Posturas da UFPB - Ano 30

Coordenadora: Maria Claudia Gatto Cardia

Local: Laboratório de Exercícios Terapêuticos

Instagran: @escoladeposturasufpb

 DESCRIÇÃO: Este é o trigésimo ano ininterrupto da Escola de Posturas (EP_UFPB), um projeto de extensão do departamento de Fisioterapia criado em abril de 1990. Escola de Posturas ou Back School (modelo original Sueco) é um método de orientação postural composto por informações teóricas educativas, exercícios terapêuticos e relaxamento. Atende pessoas com dor de coluna, alterações posturais e também as pessoas que desejam cuidar do próprio corpo. Além desta clientela alvo (externa), o programa se destina a capacitar alunos do curso de Fisioterapia (clientela interna).

 

3) Promoção da saúde em comunidades com ênfase na Estratégia Saúde da Família: uma iniciativa interdisciplinar e multiprofissional.

Coordenadora: Maria Aparecida Bezerra

Local: USF Timbó I E Associação comunitária dos moradores do Vale do Timbó - ACMVT

Descrição: A presente proposta intitulada “Promoção da Saúde em Comunidades com Ênfase na Estratégia Saúde da Família: uma iniciativa interdisciplinar e multiprofissional” pretende promover a integração de estudantes dos diferentes cursos da área da saúde e áreas afins, tendo a Estratégia em Saúde da Família como referência para inserção da equipe de extensionistas no desenvolvimento de suas práticas no âmbito da Atenção Básica em Saúde. O eixo teórico metodológico tem como princípios da Política Nacional de Educação Popular em Saúde; bem como os princípios e diretrizes da Política de Educação Permanente em Saúde, que preconizam a participação reflexiva, a dialogicidade, a troca de saberes, a humanização, o empoderamento participativo, a aprendizagem significativa. O Projeto está estruturado a partir de um desenho teórico metodológico articulado à Estratégia Saúde da Família, organizado em 05 (cinco) Eixos Estruturantes: vivências em processos pedagógicos (organização, planejamento, oficinas de formação e qualificação, sistematização e avaliação das práticas de extensão); vivências teórico conceituais; vivências de territórios – territorialização em saúde; vivências comunitárias e vivências em pesquisas.

 

4) Acompanhamento fisioterapêutico a ‘bebês de risco’ da Universidade Federal da Paraíba

Coordenadora: Sandra Maria Cordeiro

Local: Serviço de Fisioterapia da UFPB

Descrição: Os ‘Bebês ” considerados de risco são aqueles que se encontram dentro das situações ou fatores de vulnerabilidade (prematuridade malformações, etc), e o diagnóstico precoce de tais fatores é importante, pois este sendo tardio aumenta a probabilidade da criança apresentar alterações no seu desenvolvimento neuropsicomotor. Objetiva prestar assistência fisioterapêutica especializada por meio da estimulação precoce - aos ‘bebês de risco’ oriundos da triagem da pediatria (follow up) do HULW/UFPB e das maternidade da grande João Pessoa/Pb.  O projeto acontece nos espaços físicos do Serviço de Fisioterapia Infantil da UFPB, atendendo recém nascido a partir do primeiro mês de vida, até os três anos de idade. Os atendimentos são realizados três vezes por semana, cada sessão com 35 a 40 minutos. Poderão participar do projeto recém nascidos com hipótese diagnóstica ou com diagnóstico etiológico esclarecido de prematuridade, com malformação e/ou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), com ou sem agravos no SNC e/ou associados a síndromes genéticas hereditárias e/ou adquiridas (Zica vírus, Citomegalovírus etc). O projeto atende em média 25 crianças na faixa etária entre um mês a trinta e seis meses, acompanhado pelos professores, técnicos e estudantes do curso de fisioterapia.

 

5) É tempo de cuidar

Coordenadora: Suellen Mary Marinho dos Santos Andrade

Local: Laboratório de Exercícios Terapêuticos

Descrição: Introdução: Em busca da conciliação entre as exigências do cuidar e a qualidade de vida do cuidador de pacientes com doenças crônicas e incapacitantes, a participação em um grupo de apoio que trabalhe o bem-estar físico e mental torna-se um recurso importante, por proporcionar recursos para o planejamento de estratégias de enfrentamento sob a demanda do cuidado e consequente diminuição da sobrecarga, proporcionando, assim, uma atenção integral ao público da terceira idade. Objetivo: Observar o impacto que um programa de tratamento interdisciplinar, através dos grupos de apoio, possui na qualidade de vida dos cuidadores informais. Métodos: As atividades da extensão “É TEMPO DE CUIDAR” são realizadas na sala de exercícios terapêuticos do setor de fisioterapia e nas dependências do Laboratório de Estudos em Envelhecimento Humano e Neurociências (LABEN) localizado dentro do prédio do Programa de Pós-Graduação de Educação Física e Fisioterapia, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Almeja-se que a realização do projeto “É TEMPO DE CUIDAR” possa influenciar qualitativamente a melhora dos cuidadores que sofrem sobrecarga em decorrência do exercício dessa função. Busca-se também, fomentar a interação da comunidade com o meio acadêmico, propiciando que os alunos extensionistas coloquem em prática os conhecimentos que foram adquiridos ao longo da graduação, além de que a sociedade possa obter através disso multibenefícios. Espera-se ainda incentivar o debate sobre a intervenção biopsicossocial em detrimento do modelo biomédico, como caminho para uma mudança consistente na relação terapêutica, distanciada de assistencialismo e paternalismo, propiciando um maior nível de qualidade de vida para os envolvidos, com a promoção de equilíbrio nas suas relações pessoais, familiares e sociais

 

6) Programa “Mais Saúde na Comunidade”: ação interdisciplinar de práticas integrais para promoção da saúde.

Coordenador: Dailton Alencar Lucas de Lacerda

Local: João Pessoa (UFPB, Distrito Sanitário II–UISF Grotão, Distrito Sanitário V-UISF Santa Clara, CREST/MR, CEREST/PB), Caaporã (Acampamento do MST Vanderley Caixe).

Descrição: Este Programa articula ações interdisciplinares em práticas integrais de cuidado em saúde da família, saúde do trabalhador e inclusão da pessoa com deficiência, estágios interdisciplinares de vivências na realidade do SUS e fóruns temáticos de educação popular e saúde através de oito frentes de ações: Mais Educação em Saúde, Mais Saúde e Sustentabilidade, Mais Saúde do Trabalhador, Mais Saúde e Práticas Integrativas e Complementares, Crescer com Saúde, Mais Saúde da Mulher, Viver Mais e Melhor e Fisionacomunidade, Estágio Interdisciplinares de Vivências (EIVs) e o Fórum Comunitário de Educação Popular em Saúde. Numa perspectiva histórico­-crítica, insere­-se na realidade dos territórios/cenários com práticas populares e vivências entre sujeitos comprometidos com a transformação social. Tem na Educação Popular o seu fio condutor e sua estratégia teórico metodológica, fundada no respeito à troca de saberes, no diálogo, na escuta qualificada do outro,nas relações horizontais de respeito mútuo, para a construção de novos caminhos e espaços de atuação, protagonizados por atores do campo popular. Para tanto, Programa prioriza a promoção e o cuidado integral em saúde, atenção à saúde do trabalhador, a acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiência, a experiência em vivências articuladas de extensionistas das universidades, localidades e comunidades do campo e da cidade, a formação e qualificação permanente destes atores.

 

7) Assistência interdisciplinar por meio da equoterapia a crianças e adolescentes com deficiência

Coordenadora: Sandra Maria Cordeiro Rocha de Carvalho

Local: Associação Paraibana de Equoterapia - Aspeq/PB

Descrição: Partindo-se de que os direitos humanos têm como fundamento de que todos os indivíduos devam ter oportunidades de aprender e desenvolver suas potencialidades para assim poder sentir-se melhor como pessoa. Além de poder integrar-se melhor na vida comunitária, isto equivale a dizer que oportunidades oferecidas pela sociedade às pessoas ditas “normais”, devam ser extensivas as Pessoas com Deficiência. Inclusão, considerada ainda um desafio para a sociedade e instituições diretamente ligadas a este seguimento social. Dessa forma, é imprescindível desenvolver esforços no sentido de viabilizar meios adaptados e especializados, que lhes permitam aproveitar adequadamente estas oportunidades, sejam elas terapêuticas, educacionais, recreativas, de inserção profissional ou de lazer. O projeto ora exposto há anos defende que o uso do exercício equestre com a finalidade de reeducação psicomotora direcionados ao segmento populacional - crianças e adolescentes com deficiência é imprescindível dentro do processo de reabilitação dessas crianças e adolescentes. Nesse sentido a equoterapia busca proporcionar aos praticantes um melhor desenvolvimento biopsicossocial, atuando por meio do movimento tridimensional do dorso do cavalo, nos aspectos motores, na relação sujeito–cavalo–terapeuta, em que o animal, funcionando como elemento de ligação, facilita ao terapeuta abordar as questões psicológicas e cognitivas.

 

8) Atenção fisioterapêutica na doença de Parkinson

Coordenador: Geraldo Eduardo Guedes de Brito

Local: Clínica Escola de Fisioterapia

Descrição: A proposta de projeto “Atenção Fisioterapêutica na doença de Parkinson” trata-se da prestação de Atenção Fisioterapêutica em grupo para portadores da doença de Parkinson e seus cuidadores. Na clínica Escola de Fisioterapia, são oferecidos às 3as e 5as feiras, tratamento em grupo para os usuários acometidos pela doença de Parkinson e também para seus cuidadores, além de atividades de educação em saúde visando a capacitação para o autocuidado.  Espera-se que o projeto impacte positivamente na qualidade de vida dos portadores da doença de Parkinson e seus cuidadores familiares. Pretende-se, ainda, propiciar à estudantes da graduação a oportunidade de trabalhar em equipe, com vistas ao trabalho interdisciplinar e interprofissional, abordando a doença de Parkinson por meio de atividades em grupo voltadas para o portador e seus familiares/cuidadores, contribuindo assim, para a formação de trabalhadores da saúde qualificados para abordagem crítica e humanizada da doença de Parkinson.

 

9) Ambulatório de fisioterapia dermatofuncional

Coordenadora: Palloma Rodrigues de Andrade

Local: Laboratório da Liga de Estudos em Fisioterapia Dermatofuncional

Descrição:  Fisioterapia Dermatofuncional (FDF) é uma área da Fisioterapia responsável pela prevenção e manutenção da integridade do sistema tegumentar, visando favorecer o bem estar e a qualidade de vida dos usuários da saúde. Atende a situações clínicas variadas, tais como: disfunções dermatológicas, vasculares, de cicatrização, estéticas e pós-operatórios de cirurgias plásticas reparadoras com ou sem linfadenectomias, de cirurgias plásticas estéticas e de cirurgias vasculares, dentre outras. Assim, observa-se que estas situações clínicas não apresentam predominância em uma classe social, atingindo tanto a população mais como a menos favorecida economicamente. Como esta especialidade ainda é recente, os problemas na área de FDF são vários, que vão desde o pouco domínio acerca do conhecimento técnico, científico e ético das abordagens do fisioterapeuta nesta especialidade, como do pouco acesso aos serviços de profissionais especializados nesta área pela comunidade carente. Neste sentido, fortalecer este campo de atuação para os estudantes, garantindo um atendimento equânime e integral, nos níveis de promoção, prevenção e reabilitação da saúde da mulher para a comunidade é interesse da ação proposta. Pretende-se ainda desenvolver ações educativas e atendimento clínico para mulheres de baixa renda que se enquadrem no perfil para os serviços da área de Fisioterapia Dermatofuncional.

 

projeto namaste

10) Projeto Namastê: yoga e meditação na UFPB

Coordenadora: Simone Bezerra Alves

Instagram: @projetonamasteufpbLocal: Laboratório de Exercícios Terapêuticos

Descrição: O o presente projeto tem como finalidade entender como o yoga pode impactar sobre a vida e a saúde de pessoas em diferentes fases. Dessa forma, o projeto oportunizará a prática semanal de yoga para toda a comunidade interessada. Assim as práticas de yoga serão utilizadas como ferramenta que objetiva minimizar danos aos quais a população em geral possa ser acometida, devido a condições como estresse e ansiedade.

 

11) Fisioterapia Perinatal: ampliando o cuidado na gestação

Coordenadora: Cristina Katya Torres Teixeira Mendes

Local: Clínica Escola de Fisioterapia

Instagram: lab.fisio.perinatal

Descrição: Tem por objetivo a promoção do bem-estar na gestação. O público a quem as atividades do projeto se destinam inclui tanto as gestantes encaminhadas por alguma Unidade de Saúde da Família e por comunicação de acesso aberto. A este público são destinadas atividades de tratamento, bem como de educação em saúde visando à prevenção de doenças e manutenção da saúde, através de trabalhos com grupos e ações coletivas direcionadas gestantes. Este projeto duas perspectivas de ação, uma perspectiva didático-pedagógica, relativa ao aprendizado que suas ações propiciam para os participantes, e uma perspectiva de compromisso social, referente às ações realizadas junto as gestante da comunidade em geral