INOVA-UFPB é a segunda unidade da Instituição a adotar o SIGPP
O Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e Projeto (SIGPP) permite cadastrar e acompanhar o planejamento estratégico dos setores da UFPB.
O Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e Projeto (SIGPP) permite cadastrar e acompanhar o planejamento estratégico dos setores da UFPB.
O Prêmio Delby Fernandes de Medeiros visa reconhecer os esforços de pesquisa tecnológica aplicada dos docentes, discentes e/ou técnico-administrativos realizados no ano base de 2016. O indicador são os pedidos de patentes e de registro de programa de computador.
O Diretor de Propriedade Intelectual proferiu palestra de abertura do evento.
O quantitativo dos pedidos de patentes relacionados à indústria de alimentos teve acentuada alta no ano passado (2017).
Total de pedidos de patentes depositados em 2017 mais que dobrou, considerando o quantitativo do ano de 2016.
O propósito do portfólio é divulgar e registrar as inovações depositadas pelos pesquisadores da UFPB. Assim, toda comunidade terá acesso as informações tecnológicas e possibilitará uma fonte de acesso para futuras parcerias com empresas e outras instituições.
A primeira reunião ocorreu na manhã do dia 23 de março de 2018 e contou com a participação de dez inventores, entre docentes e discentes, de tecnologias do setor alimentício e agroindustrial. Na ocasião foi possível conversar e esclarecer dúvidas sobre a importância do engajamento dos inventores nos esforços da Agência de Inovação em transferir as tecnologias.
Na reunião tivemos participação de professores e alunos de pós-graduação e graduação onde foi possível conversarmos e esclarecermos a necessidade de maior parceria dos inventores e agência para de fato conseguirmos juntos realizar parcerias e transferência de suas tecnologias depositadas com o setor produtivo.
As ações de implementação do Novo Marco Legal de CT&I foram iniciadas no final do ano passado, 2017, pela INOVA-UFPB, Procuradoria Jurídica, Reitoria e CONSUNI ao ser aprovada a Regulamentação da Nova Política de Propriedade Intelectual e Inovação na UFPB (Resolução CONSUNI Nº 18/2017), de iniciativa da INOVA-UFPB.
Regulamentação do novo marco legal em 2018 abriu as portas para a UFPB firmar parcerias com o setor privado, arrecadar royalties e poder comercializar mais de 240 depósitos de patentes.