Meião
Trata-se de um “membranofone com pele única e aberto” 2.1.1.2.1.1.1. (Hornbostel; Sachs, 1914).
Trata-se de um “membranofone com pele única e aberto” 2.1.1.2.1.1.1. (Hornbostel; Sachs, 1914).
Também conhecido como Tambor do Cerrado, instrumento fabricado artesanalmente pelo mestre Antônio Luiz de Matos, pode ser compreendido como híbrido pela sua forma de tocar, mas sua principal ênfase é como um instrumento membranofone.
Instrumento com o mesmo princípio da cuíca, então sua classificação seria "2.2.1.1.1." (Hornbostel; Sachs, 1914).
Homem de Melo (1977), descreve o instrumento como um aro de madeira, com aberturas espaçadas em que se colocam uma ou mais rodelas de metal. Além disso, uma das bases é coberta — ou não (caso da pandeirola) — com uma pele esticada, descrição semelhante ao que foi escrito por Mário de Andrade (1982), sendo que ele também adiciona o nome “soalhas” para se referir às rodelas de metal. Membranofone classificado como 2.1.1.3.1.1. (Hornbostel; Sachs, 1914).
Tambor utilizado no boi do maranhão, trata-se de um “membranofone com pele única e aberta, emoldurado e sem cabo” 2.1.1.3.1.1. (Hornbostel; Sachs, 1914).
Instrumento de percussão, tambor " 2.1.1.2.1." (HORNBOSTEL; SACHS, 1914)
Designação genérica para diversos instrumentos membranofônicos presentes no Brasil. Trata-se de um membranofone percutido diretamente, cilíndrico e fechado (2.1.1.2.1.1.2).
Trata-se de um “membranofone tubular e cilíndrico, com pele única e fechada” 2.1.1.2.1.1.2. (Hornbostel; Sachs, 1914).
Tambor presente na manifestação Tambor de crioula, trata-se de um “membranofone com pele única e aberto, de formato tubular e cilíndrico” 2.1.1.2.1.1.1. (Hornbostel; Sachs, 1914).
Membranofone bastante encontrado em grupos urbanos de percussão, principalmente em baterias de escolas de samba, nos carnavais.
É o único membranofone indígena registrado por Helza Camêu em sua obra “Instrumentos musicais dos indígenas brasileiros” de 1979.
Instrumento de percussão indígena " 2.1.1.2.1." (HORNBOSTEL; SACHS, 1914)
Instrumento de percussão indígena " 2.1.1.2.1." (HORNBOSTEL; SACHS, 1914)
Caixa de Marabaixo s. f. ou caixa guerreira é um tipo de caixa artesanal. A caixa de marabaixo do estado do Amapá é feita com madeira cavada ou materiais recicláveis e é o principal instrumento que guia, dá ritmo e sonoridade na tradição do Marabaixo.