O texto é parte da reflexão acerca do trabalho docente de formação de professores no curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal da Paraíba - UFPB que, em um processo de diálogo, busca repensar a prática educativa por meio da reformulação curricular e da revisão textual do material didático do curso. A pergunta problematizadora pode ser resumida da seguinte forma: quais os pressupostos filosóficos, didáticos e metodológicos que fundamentam a formação de professores em Matemática? Busca-se discutir as concepções de educação a partir das tendências tradicional e libertadora, e apontar como esta última pode contribuir para a superação de [pre]conceitos formados e formulados sobre o ensino desta disciplina. Com base na concepção metodológica da Educação Libertadora, em que o diálogo é um princípio gerador de problematizações, e da metodologia da Resolução de Problemas, apresenta-se a estruturação do material didático que compõe o livro didático do curso.
Documentos
Este artigo apresenta uma proposta de instrumento de ‘avaliação pelo discente’ enquanto componente da avaliação institucional de organizações de educação superior. Desenvolvemos um relato do processo de construção do instrumento estruturado em três fases: (1) análise da experiência prévia de uma instituição em avaliação do docente pelo discente; (2) apresentação dos procedimentos de construção do novo instrumento, redimensionado para contemplar construtos relativos às dimensões de docentes, disciplinas, curso, além da autoavaliação do aluno; (3) avaliação do novo instrumento e fechamento da proposta. Nesse processo foram utilizados procedimentos quantitativos e qualitativos, segundo orientações da teoria psicométrica da mensuração. Os resultados das análises do novo instrumento demonstraram que as dimensões definidas foram mensuradas com evidências de validade e confiabilidade, e com resultados potencialmente úteis para docentes e lideranças de gestão acadêmica. O estudo, além de oferecer um instrumento com métricas válidas, pode servir de referência para outras instituições interessadas em aprimorar seu instrumento de avaliação pelo discente.
Políticas de Acesso e Permanência à Educação Superior: os impactos do SISU e das políticas de cotas no contexto de inclusão na Universidade Federal da Paraíba
Levantaram-se como questão norteadora de pesquisa, quais são as dificuldades e as possibilidades para a permanência dos alunos da graduação na UFPB, contemplados pela política de assistência estudantil, e como estes avaliam essa política na supracitada instituição? Delimitou-se como problema de pesquisa, a relação entre assistência estudantil e o direito à educação, seja em relação ao acesso e a permanência dos estudantes na educação superior.
A pesquisa se insere no contexto da reforma do Estado que modificou as estruturas educacionais nos anos 1990, tendo, como ponto de partida, a LDB/96 que flexibilizou a institucionalização do ensino superior privado, que, em conjunto com as políticas FIES e PROUNI, viabilizaram o processo de expansão com vista na democratização do acesso. Para isso, buscamos analisar a permanência dos beneficiados pelas políticas FIES e PROUNI em uma instituição de ensino superior privado na Cidade de João Pessoa, com intuito de identificar os fatores preponderantes que influenciaram na permanência desses estudantes.
A pesquisa se insere no contexto da reforma do Estado que modificou as estruturas educacionais nos anos 1990, tendo, como ponto de partida, a LDB/96 que flexibilizou a institucionalização do ensino superior privado, que, em conjunto com as políticas FIES e PROUNI, viabilizaram o processo de expansão com vista na democratização do acesso. Para isso, buscamos analisar a permanência dos beneficiados pelas políticas FIES e PROUNI em uma instituição de ensino superior privado na Cidade de João Pessoa, com intuito de identificar os fatores preponderantes que influenciaram na permanência desses estudantes.
O presente relatório resulta do Projeto de Pesquisa intitulado “Políticas de Acesso e Permanência à Educação Superior: os impactos do SISU e das políticas de cotas no contexto de inclusão na Universidade Federa da Paraíba”. Desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ/UFPB). A pesquisa tem como plano para análise as “Políticas de permanência à educação superior e as contribuições dos programas acadêmicos e de assistência estudantil para estudantes em situação de vulnerabilidade social.”.
Este relatório visa apresentar o desenvolvimento da pesquisa de projeto PIBIC/CNPq/UFPB, intitulado, “Políticas de Educação Superior: os desafios do acesso e permanência no contexto da expansão das Universidades Federais”. A pesquisa tem por objetivo fomentar a discussão sobre as políticas de expansão no ensino superior no período pós- LDB, com foco na democratização do acesso na educação superior a partir das políticas de inclusão social. Para isso, o estudo faz um recorte cronológico, de 2008 a 2013, enfocando o processo expansionista das universidades brasileiras, considerando a relação público e privado, a partir do contexto da implementação do Plano de Reestruturação das Universidades Federais- Reuni, programa do Governo Federal aderido pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB.
O relatório apresenta os resultados da pesquisa “Políticas de Educação Superior: os desafios da inclusão, acesso e permanência no contexto da expansão das Universidades Federais”, financiado pelo CNPq e desenvolvido como o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) através do Programa de Iniciação Científica (PIBIc/UFPB) em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa Universitas/Br – Sub-Projeto 5 – Acesso e Permanência.
Este relatório apresenta o desenvolvimento da pesquisa intitulada “Políticas de Acesso e Permanência à Educação Superior: os impactos do SISU e das políticas de cotas no contexto de inclusão na Universidade Federa da Paraíba” (PIBIC/CNPq/UFPB; 2016/2017). A pesquisa referida tem como objetivo responder à dinâmica da inclusão social na educação superior, considerando o acesso de estudantes em situação de vulnerabilidade social, econômica e educacional no contexto da expansão, geradas pelo Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e pelas políticas públicas de inclusão, em especifico pela reserva de vagas (CASTELO BRANCO; JEZINE, 2013).
O relatório busca apresentar os resultados da pesquisa Os desafios do Acesso e da permanência na Educação Superior no contexto das Políticas de inclusão social, foca a temática das políticas de Educação Superior, precisamente no período pós-LDB, em que buscar de destrinchar os atuais desafios, voltados para permanência de sujeitos em situação de vulnerabilidade, um estudo de caso da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Nesse sentido aborda o processo de expansão, a partir da adesão do REUNI – Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, iniciado em 2007 e a democratização do acesso a partir das políticas de cotas, em que se objetiva analisar aspectos dessas políticas (acesso) na mudança do perfil dos sujeitos ingressantes, refletido no âmbito institucional.
O presente artigo apresenta um recorte acerca dos resultados da pesquisa intitulada “Os desafios da Permanência de estudantes LGBT na universidade: uma perspectiva da diversidade sexual no curso de Pedagogia – Educação do Campo” (SANTOS, Jailson, 2017), em que, analisa a permanência considerando a orientação sexual como uma variável relevante que ao gerar processos de exclusão, considera-se intrínseca às condições de permanência na universidade (FERREIRA, 2015).
A temática da inclusão emerge no final do século XX no cenário econômico mundial de reformas educacionais em que políticas de inclusão são implantas no campo social e educacional. No contexto de políticas de inclusão na educação superior o artigo analisa o Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência (PAED) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a fim de apreender a contribuição do Programa para a permanência e os impasses/dificuldades para a inclusão. Trata-se do estudo de caso no âmbito do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) sob o enfoque metodológico da abordagem qualitativa e análise de conteúdo (BARDIN, 2006) em que se busca dá voz aos sujeitos com deficiência matriculados em cursos de graduação e aos apoiadores destes.
A temática da permanência na educação superior toma relevância a partir das políticas de expansão de vagas, também denominada de políticas de democratização do acesso, que associada às políticas de inclusão social buscam ampliar as possibilidades do ingresso a jovens e adultos de menor condição social aos cursos de educação superior.
O presente estudo tem como objetivo refletir sobre os fatores que influenciam na retenção e evasão no curso de Engenharia de Alimentos da UFPB, no contexto da expansão do ensino superior brasileiro. Na fundamentação teórica considera orientações do trabalho da Comissão Especial para o Estudo da Evasão nas Universidades Brasileiras (MEC, SESU, ANDIFES e ABRUEM, 1996), bem como, os conceitos sobre evasão e retenção apresentados por Silva Filho et al. (2007), Cardoso (2008), entre outros.
O artigo apresenta o debate do acesso e permanência no contexto da Expansão da Educação Superior Brasileira, a partir das produções científicas do GT 11 da Associação Nacional de Pós-graduação em Educação (ANPEd) no período de 2010 – 2015. O foco principal é o debate que envolve as categorias: Expansão da educação superior; democratização do acesso, permanência em cursos superiores.
O presente trabalho integra o projeto “Políticas de Educação Superior: os desafios da inclusão, acesso e permanência no contexto da expansão das Universidades Federais” (Edital Universal CNPq. Nº 14/2013) e tem por objetivo apresentar os dados coletados em estudopiloto, feito com alunos de cursos da área de Humanidades da UFPB, com a aplicação da Escala para Avaliação da Permanência Discente (NAKAMURA; CASTELO BRANCO; JEZINE, 2016). Utilizamos, como metodologia, a solicitação on line para preenchimento do instrumento, que foi submetido a análise estatística.
A pesquisa em tela trata da análise de determinadas carreiras profissionais, caracterizadas pela divisão de sexo, ou seja, por um lado carreiras majoritariamente masculinas e por outro, carreiras majoritariamente femininas, e não coincidentemente, reconhecidas pelo maior prestígio social, no caso das áreas de predomínio masculino, e de menor prestígio social, o caso das áreas de predomínio feminino, em que apresentam forte interface com as desigualdades socieconômicas.
O presente trabalho aborda a temática Políticas de Inclusão na Educação Superior voltadas para a inclusão dos discentes com deficiência na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e objetiva analisar as contribuições das políticas para o acesso e a permanência em cursos superiores do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).
Este trabalho aborda a temática os desafios da permanência de estudantes LGBT na universidade: uma perspectiva da diversidade sexual no curso de Pedagogia - Educação do Campo. Tem como objetivo, analisar os elementos que constituem os atuais desafios para permanência desses estudantes no referido curso, na Universidade Federal da Paraíba, considerando a orientação sexual como uma variável relevante, em que, ao gerar ao não processos de exclusão, pode estar intrínseca às condições de permanência na universidade. O trabalho dialoga com as pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior e Sociedade (GEPES/NEPES/PIBIC), cujos debates realizados pelo grupo versam sobre a problemática do acesso e permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social no ensino superior nos anos 2000.
Levantaram-se como questão norteadora de pesquisa, quais são as dificuldades e as possibilidades para a permanência dos alunos da graduação na UFPB, conmtemplados pela política de assistência estudantil, e como estes avaliam essa política na supracitada instituição? Delimitou-se como problema de pesquisa, a relação entre assistência estudantil e o direito à educação, seja em relação ao acesso e a permanência dos estudantes na educação superior.
O trabalho discute os atuais desafios da permanência dos estudantes do curso de Pedagogia – área em aprofundamento em Educação do Campo da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. A partir da análise realizada do perfil socioeconômico, entre o ano de 2010 a 2013, constavam que muitos dos sujeitos ingressos no curso, encontravam em situação de vulnerabilidade social.
que autoriza a criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade (NEPES), com vinculação ao Centro de Educação/UFPB
- « Anterior
- 1
- 2