-
Sobre o NEPES
-
por NEPES
—
publicado
15/09/2022
Localizado em
Contents
/
Páginas
-
O Portal do NEPES está sendo atualizado!
-
por NEPES
—
publicado
15/09/2022
Localizado em
Contents
/
Notícias
-
10_programas_atualizar_automatico.png
-
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 20h01
Localizado em
Contents
/
Notícias
/
O Portal do NEPES está sendo atualizado!
-
10_programas_atualizar_automatico.png
-
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 19h56
Localizado em
Contents
/
Destaques
/
O Portal do NEPES está sendo atualizado!
-
A dinâmica do acesso à educação superior brasileira: do público ao privado
-
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 14h08
O presente artigo tem como objetivo discutir a relação entre o público e o privado no âmbito do acesso às Instituições de Educação Superior Brasileiras (IES), a partir da descrição do número de instituições, ingressantes, oferta de vagas e matrículas em nível de Brasil, Nordeste e Paraíba, considerando os impactos gerados pelas políticas públicas de acesso no contexto neoliberal. Fundamentamos a discussão em dados do Censo da Educação Superior (INEP) - (2010-2017) e em pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior e Sociedade (GEPESS/UFPB) - (CASTELO BRANCO; JEZINE; NAKAMURA, 2015), dente outras fontes. Os resultados apontam que o processo de expansão das IES brasileiras apresenta um crescimento significativo de ingressantes na rede privada, no âmbito nacional, regional e local. Tal crescimento representa os impactos das políticas de acesso que, ao longo dos anos, vêm reforçando a supremacia do setor privado sobre o público, acompanhando a lógica do projeto neoliberal.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Artigos completos publicados em periódicos
-
Internacionalização da educação superior: tensões, cenários e estratégias nos casos Brasil e Espanha
-
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 14h08
O presente artigo apresenta reflexões decorrentes da realização de estágio pós-doutoral que objetivou conhecer experiências sobre o processo de internacionalização da educação superior no Brasil e Espanha, considerando objetivos, estratégias e tensões. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica e analisados documentos relevantes sobre o tema, a exemplo da proposta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) através do Edital nº 41/2017, disponível na WEB Capes (2017) e o documento Estrategia para La Internacionalización de las Universidades Españolas 2015-2020. A teoria de campo científico de Bourdieu nos possibilitou ver que as estratégias utilizadas para a internacionalização da educação superior, mais acentuadas nos tempos atuais, se inserem também no jogo de lutas pelo poder e pelo monopólio da autoridade científica entre instituições acadêmicas nacionais e internacionais.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Artigos completos publicados em periódicos
-
Face(s) da avaliação da educação em tempos de incertezas
-
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 14h08
O texto discute os resultados e as aplicações das avaliações das políticas educacionais para elevar a qualidade de aprendizagem dos alunos da escola pública. Esta questão foi desenvolvida através de três eixos inter-relacionados. O primeiro questiona os resultados da avaliação educacional e sua relação com a qualidade da educação básica e o compromisso social da educação. O segundo trata da avaliação e sua reverberação na qualidade educacional da escola pública, e o terceiro reflete sobre a importância da escola pública em tempos de crises e de incertezas. Por fim, a conclusão reafirma a importância da escola pública para atender às demandas desta sociedade incerta e, também da importância de uma avaliação capaz de contribuir com a qualidade da educação e de novas aprendizagens orientadas para a promoção da cooperação, da humanização e da solidariedade internacional.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Artigos completos publicados em periódicos
-
Entorno de enseñanza como factor para la permanencia del estudiantado. Validación de cuestionario
-
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 14h08
Este artículo presenta la construcción y validación de la dimensión “entorno de enseñanza” como concepto clave en este trabajo, que hace referencia a la formación del estudiantado y las interrelaciones que se establecen entre este y el profesorado. Para su análisis semántico, el instrumento fue examinado por siete expertos. Para el análisis de consistencia se aplicó una prueba preliminar a 92 estudiantes de la Universitat de València (España) y a 37 de la Universidad Federal de Paraíba (Brasil). En el análisis semántico, el instrumento fue adecuado en términos de coherencia y validez para obtener informaciones sobre el entorno de enseñanza. En el análisis de consistencia, se constató un grado de contradicción G2 cercano a 0 (0.07). El grado de certeza G1 (0.75) indica que hay concordancia entre las proposiciones, como elemento importante para estudios sobre la permanencia en la educación superior
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Artigos completos publicados em periódicos
-
Análise e Melhoria dos Processos Informacionais na Assistência Estudantil
-
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 14h08
O objetivo do estudo foi analisar o processo informacional de trabalho da Assistência Estudantil no acompanhamento ao discente, a fim de identificar possíveis pontos para melhorias, promovendo um fluxo informacional de trabalho mais coerente com as funções desenvolvidas pelos envolvidos. O elemento motivador deste trabalho foi a verificação de que as atividades apresentavam-se de maneira desarmônica e desconexa na execução das ações preconizadas pelo Regulamento da Política de Assistência Estudantil. Trata-se de uma pesquisa aplicada composta de uma primeira análise constituída por: mapeamento, modelagem e descrição do processo, através do BPMN e descrição da estrutura das atividades com base no SIPOC, em seguida a aplicação da ISO/TR 26122 adaptada. Com esse aporte metodológico foi identificado as necessidades de alterações nas atividades do Processo de Acompanhamento do Discente; com a aplicação da a Análise de Causa-raiz - Diagrama da Árvore verificou-se a necessidade de criar amparo legal, por meio de normativas institucionais, para a regulamentação do processo e promover ajustes no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os resultados apontam a implantação e execução de melhorias no processo e no sistema, sendo necessários desenvolver estudos futuros para validar os resultados promovidos.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Artigos completos publicados em periódicos
-
A Universidade Portuguesa: o abrir o fecho de acesso - o caso dos maiores de 23 anos
-
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 14h08
Este artigo integra uma dupla preocupação. Por um lado, procedemos a um enquadramento histórico do processo constitutivo da universidade portuguesa. Por outro, quisemos contemplar uma dimensão empírica. Para darmos seguimento às preocupações enunciadas fizemos (i) uma análise documental onde explorámos diferentes tipos de fontes (manuscritas e impressas) e (ii) aplicámos um questionário a uma amostra de 36 alunos maiores de 23 anos que se encontram a frequentar o Curso de Educação Física e Desporto (69.4%) e de Ciências da Educação (30.6%) da Universidade Lusófona no ano de 2010/2011. Para este trabalho, partimos da tese de que as universidades portuguesas, na sua origem histórica, eram um espaço para a formação das elites, e que na sociedade globalizada do conhecimento de hoje enfrentam o desafio da democratização do acesso a novos públicos. A partir da reconstituição histórica desta instituição secular, procura-se também demonstrar a relação entre poder/ saber. A universidade, ao constituir-se um bem público, rompeu as barreiras do elitismo e veio proporcionar o “abrir do fecho de acesso”, o que possibilita uma maior democratização do ingresso no ensino superior. Em síntese, o texto apresenta resultados da investigação do processo de democratização do ensino superior em Portugal.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Artigos completos publicados em periódicos