Você está aqui: Página Inicial
conteúdo
18 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Arquivo PDF document A CONDIÇÃO DE SER LGBT E A PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE - UM ESTUDO DE CASO NO CUSO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO DO CAMPO.pdf
por NEPES publicado 29/07/2016 última modificação 14/09/2022 21h35
O presente artigo apresenta um recorte acerca dos resultados da pesquisa intitulada “Os desafios da Permanência de estudantes LGBT na universidade: uma perspectiva da diversidade sexual no curso de Pedagogia – Educação do Campo” (SANTOS, Jailson, 2017), em que, analisa a permanência considerando a orientação sexual como uma variável relevante que ao gerar processos de exclusão, considera-se intrínseca às condições de permanência na universidade (FERREIRA, 2015).
Localizado em Contents / Documentos / Trabalhos publicados em anais
Arquivo PDF document A PERMANÊNCIA EM CURSOS NA UFPB E O PROGRAMA DE APOIO AO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA UFPB.pdf
por NEPES publicado 29/07/2016 última modificação 14/09/2022 21h35
A temática da inclusão emerge no final do século XX no cenário econômico mundial de reformas educacionais em que políticas de inclusão são implantas no campo social e educacional. No contexto de políticas de inclusão na educação superior o artigo analisa o Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência (PAED) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a fim de apreender a contribuição do Programa para a permanência e os impasses/dificuldades para a inclusão. Trata-se do estudo de caso no âmbito do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) sob o enfoque metodológico da abordagem qualitativa e análise de conteúdo (BARDIN, 2006) em que se busca dá voz aos sujeitos com deficiência matriculados em cursos de graduação e aos apoiadores destes.
Localizado em Contents / Documentos / Trabalhos publicados em anais
Arquivo PDF document Acesso e Permanência nas Produções do GT 11 - ANPED.pdf
por NEPES publicado 29/07/2016 última modificação 14/09/2022 21h35
O artigo apresenta o debate do acesso e permanência no contexto da Expansão da Educação Superior Brasileira, a partir das produções científicas do GT 11 da Associação Nacional de Pós-graduação em Educação (ANPEd) no período de 2010 – 2015. O foco principal é o debate que envolve as categorias: Expansão da educação superior; democratização do acesso, permanência em cursos superiores.
Localizado em Contents / Documentos / Trabalhos publicados em anais
por NEPES última modificação 14/09/2022 21h35
Localizado em Contents / Menu / Produções
Arquivo PDF document FATORES QUE INFLUENCIAM NA PERMANÊNCIA DE ALUNOS EM INSTITUIÇÕES SUPERIORES ESTUDO-PILOTO NA UFPB.pdf
por NEPES publicado 29/07/2016 última modificação 14/09/2022 21h35
O presente trabalho integra o projeto “Políticas de Educação Superior: os desafios da inclusão, acesso e permanência no contexto da expansão das Universidades Federais” (Edital Universal CNPq. Nº 14/2013) e tem por objetivo apresentar os dados coletados em estudopiloto, feito com alunos de cursos da área de Humanidades da UFPB, com a aplicação da Escala para Avaliação da Permanência Discente (NAKAMURA; CASTELO BRANCO; JEZINE, 2016). Utilizamos, como metodologia, a solicitação on line para preenchimento do instrumento, que foi submetido a análise estatística.
Localizado em Contents / Documentos / Trabalhos publicados em anais
Imagem PNG image hiclipart.com.png
por NEPES última modificação 14/09/2022 21h35
Localizado em Contents / Imagens
Imagem PNG image kisspng-school-education-eastern-university-inclusion-teac-partij-voor-zoetermeer-partij-voor-zoetermeer-5b680b06693bb4.159480971533545222431.png
por NEPES última modificação 14/09/2022 21h35
Localizado em Contents / Imagens
Arquivo PDF document POLÍTICAS-DE-EDUCAÇÃO-SUPERIOR-E-AS-CONTRIBUIÇÕES.pdf
por NEPES publicado 29/07/2016 última modificação 14/09/2022 21h35
A temática da permanência na educação superior toma relevância a partir das políticas de expansão de vagas, também denominada de políticas de democratização do acesso, que associada às políticas de inclusão social buscam ampliar as possibilidades do ingresso a jovens e adultos de menor condição social aos cursos de educação superior.
Localizado em Contents / Documentos / Trabalhos publicados em anais
Arquivo PDF document Relatório - Pibic - Jailson Batista- 2017
por NEPES publicado 29/07/2016 última modificação 14/09/2022 21h35
Este relatório apresenta o desenvolvimento da pesquisa intitulada “Políticas de Acesso e Permanência à Educação Superior: os impactos do SISU e das políticas de cotas no contexto de inclusão na Universidade Federa da Paraíba” (PIBIC/CNPq/UFPB; 2016/2017). A pesquisa referida tem como objetivo responder à dinâmica da inclusão social na educação superior, considerando o acesso de estudantes em situação de vulnerabilidade social, econômica e educacional no contexto da expansão, geradas pelo Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e pelas políticas públicas de inclusão, em especifico pela reserva de vagas (CASTELO BRANCO; JEZINE, 2013).
Localizado em Contents / Documentos / Relatórios
Arquivo PDF document Relatório - Pibic - Jislayne Fidelis - 2015
por NEPES publicado 29/07/2016 última modificação 14/09/2022 21h35
O relatório busca apresentar os resultados da pesquisa Os desafios do Acesso e da permanência na Educação Superior no contexto das Políticas de inclusão social, foca a temática das políticas de Educação Superior, precisamente no período pós-LDB, em que buscar de destrinchar os atuais desafios, voltados para permanência de sujeitos em situação de vulnerabilidade, um estudo de caso da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Nesse sentido aborda o processo de expansão, a partir da adesão do REUNI – Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, iniciado em 2007 e a democratização do acesso a partir das políticas de cotas, em que se objetiva analisar aspectos dessas políticas (acesso) na mudança do perfil dos sujeitos ingressantes, refletido no âmbito institucional.
Localizado em Contents / Documentos / Relatórios