-
A CONDIÇÃO DE SER LGBT E A PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE - UM ESTUDO DE CASO NO CUSO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO DO CAMPO.pdf
-
por NEPES
—
publicado
29/07/2016
—
última modificação
14/09/2022 21h35
O presente artigo apresenta um recorte acerca dos resultados da pesquisa intitulada
“Os desafios da Permanência de estudantes LGBT na universidade: uma perspectiva da
diversidade sexual no curso de Pedagogia – Educação do Campo” (SANTOS, Jailson, 2017),
em que, analisa a permanência considerando a orientação sexual como uma variável relevante
que ao gerar processos de exclusão, considera-se intrínseca às condições de permanência na
universidade (FERREIRA, 2015).
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Trabalhos publicados em anais
-
A PERMANÊNCIA EM CURSOS NA UFPB E O PROGRAMA DE APOIO AO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA UFPB.pdf
-
por NEPES
—
publicado
29/07/2016
—
última modificação
14/09/2022 21h35
A temática da inclusão emerge no final do século XX no cenário econômico mundial de
reformas educacionais em que políticas de inclusão são implantas no campo social e
educacional. No contexto de políticas de inclusão na educação superior o artigo analisa o
Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência (PAED) na Universidade Federal da
Paraíba (UFPB) a fim de apreender a contribuição do Programa para a permanência e os
impasses/dificuldades para a inclusão. Trata-se do estudo de caso no âmbito do Centro de
Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) sob o enfoque metodológico da abordagem
qualitativa e análise de conteúdo (BARDIN, 2006) em que se busca dá voz aos sujeitos com
deficiência matriculados em cursos de graduação e aos apoiadores destes.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Trabalhos publicados em anais
-
Acesso e Permanência nas Produções do GT 11 - ANPED.pdf
-
por NEPES
—
publicado
29/07/2016
—
última modificação
14/09/2022 21h35
O artigo apresenta o debate do acesso e permanência no contexto da Expansão da Educação
Superior Brasileira, a partir das produções científicas do GT 11 da Associação Nacional de
Pós-graduação em Educação (ANPEd) no período de 2010 – 2015. O foco principal é o
debate que envolve as categorias: Expansão da educação superior; democratização do acesso,
permanência em cursos superiores.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Trabalhos publicados em anais
-
Artigos completos publicados em periódicos
-
por NEPES
—
última modificação
14/09/2022 21h35
Localizado em
Contents
/
Menu
/
Produções
-
FATORES QUE INFLUENCIAM NA PERMANÊNCIA DE ALUNOS EM INSTITUIÇÕES SUPERIORES ESTUDO-PILOTO NA UFPB.pdf
-
por NEPES
—
publicado
29/07/2016
—
última modificação
14/09/2022 21h35
O presente trabalho integra o projeto “Políticas de Educação Superior: os desafios da
inclusão, acesso e permanência no contexto da expansão das Universidades Federais” (Edital
Universal CNPq. Nº 14/2013) e tem por objetivo apresentar os dados coletados em estudopiloto, feito com alunos de cursos da área de Humanidades da UFPB, com a aplicação da
Escala para Avaliação da Permanência Discente (NAKAMURA; CASTELO BRANCO;
JEZINE, 2016). Utilizamos, como metodologia, a solicitação on line para preenchimento do
instrumento, que foi submetido a análise estatística.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Trabalhos publicados em anais
-
hiclipart.com.png
-
por NEPES
—
última modificação
14/09/2022 21h35
Localizado em
Contents
/
Imagens
-
kisspng-school-education-eastern-university-inclusion-teac-partij-voor-zoetermeer-partij-voor-zoetermeer-5b680b06693bb4.159480971533545222431.png
-
por NEPES
—
última modificação
14/09/2022 21h35
Localizado em
Contents
/
Imagens
-
POLÍTICAS-DE-EDUCAÇÃO-SUPERIOR-E-AS-CONTRIBUIÇÕES.pdf
-
por NEPES
—
publicado
29/07/2016
—
última modificação
14/09/2022 21h35
A temática da permanência na educação superior toma relevância a partir das
políticas de expansão de vagas, também denominada de políticas de democratização do
acesso, que associada às políticas de inclusão social buscam ampliar as possibilidades do
ingresso a jovens e adultos de menor condição social aos cursos de educação superior.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Trabalhos publicados em anais
-
Relatório - Pibic - Jailson Batista- 2017
-
por NEPES
—
publicado
29/07/2016
—
última modificação
14/09/2022 21h35
Este relatório apresenta o desenvolvimento da pesquisa intitulada “Políticas de Acesso e
Permanência à Educação Superior: os impactos do SISU e das políticas de cotas no contexto de
inclusão na Universidade Federa da Paraíba” (PIBIC/CNPq/UFPB; 2016/2017). A pesquisa
referida tem como objetivo responder à dinâmica da inclusão social na educação superior,
considerando o acesso de estudantes em situação de vulnerabilidade social, econômica e educacional
no contexto da expansão, geradas pelo Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades
Federais (REUNI) e pelas políticas públicas de inclusão, em especifico pela reserva de vagas
(CASTELO BRANCO; JEZINE, 2013).
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Relatórios
-
Relatório - Pibic - Jislayne Fidelis - 2015
-
por NEPES
—
publicado
29/07/2016
—
última modificação
14/09/2022 21h35
O relatório busca apresentar os resultados da pesquisa Os desafios do Acesso e da permanência na
Educação Superior no contexto das Políticas de inclusão social, foca a temática das políticas de
Educação Superior, precisamente no período pós-LDB, em que buscar de destrinchar os atuais
desafios, voltados para permanência de sujeitos em situação de vulnerabilidade, um estudo de caso da
Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Nesse sentido aborda o processo de expansão, a partir da
adesão do REUNI – Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, iniciado em
2007 e a democratização do acesso a partir das políticas de cotas, em que se objetiva analisar aspectos
dessas políticas (acesso) na mudança do perfil dos sujeitos ingressantes, refletido no âmbito
institucional.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Relatórios