Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Incubes
conteúdo

Incubes

por NUPLAR publicado 14/10/2021 11h30, última modificação 14/10/2021 11h30
A Incubadora de Empreendimentos Solidários – INCUBES, foi constituída em 2001 a partir de um GT sobre Relações do Trabalho, como um Programa de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PRAC/UFPB. Contou com o apoio inicial da Rede de Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários – Unitrabalho, com financiamento PRONINC/FINEP/SENAES/MTE.

A INCUBES possui ações de acompanhamento e incubação realizados na Zona da Mata – Litoral do estado da Paraíba, nos municípios de Baia da Traição, Marcação, Rio Tinto, Santa Rita, João Pessoa Cabedelo, Mari, Pitimbu, Alhandra e Conde, com diversos setores econômicos como padaria comunitária, hortas comunitárias, artesanato, confecção, sabão ecológico, serigrafia, material de limpeza, usina de coco, rádios comunitárias, catadores etc.

 

Recentemente, passou a atuar com enfoque territorial, a partir das comunidades dos empreendimentos acompanhados, utilizando-se neste caso da tecnologia social dos Bancos Comunitários com Moedas Sociais. Em parceria com a ITES/UFBA, a Incubes vem atuando para a implantação de dois Bancos Comunitários com Moedas Sociais, nas comunidades São José e São Rafael, na região metropolitana de João Pessoa.

Os grupos e empreendimentos solidários que contam com o apoio e assessoria da Incubes estão localizados nos territórios periféricos das regiões metropolitanas, comunidades quilombolas do Grurugi e Ipiranga, no município do Conde, e povos indígenas da etnia Potiguara.

As ações de incubação envolvem momentos de formação, atividades de assessoria técnica e acompanhamento aos empreendimentos econômicos solidários, até que estes alcancem patamares de sustentabilidade e viabilidade econômica, autonomia e segurança para alcançarem sustentabilidade e autonomia, favorecendo à emancipação econômica, social, política e cultural dos sujeitos envolvidos.

As ações da INCUBADORA envolvem o olhar para o território em que estão inseridos os empreendimentos econômicos solidários. Neste caso, a estratégia principal é a proposição, discussão e implementação de Bancos Comunitários como Moedas Sociais, que se tornam Núcleos Comunitários de Desenvolvimento Local, estimulando a produção e a comercialização de produtos no interior da comunidade.

Como os fundos rotativos já são uma metodologia testada e desenvolvida na Paraíba, especialmente na área rural, e que vem sendo estimulada por políticas públicas para o apoio e fomento ao trabalho associado na região, a INCUBES está testando a viabilidade de sua aplicação na área urbana, articulada com outras modalidades de finanças solidárias e políticas de desenvolvimento local sustentável.

Em alguns territórios, como no Conjunto Gervásio Maia, a INCUBES atua para o fortalecimento das organizações comunitárias, através de processos de animação territorial, visando a construção de redes de empreendimentos, articulação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento local sustentável, com a participação e controle das comunidades.

No campo da extensão universitária, a metodologia da INCUBES pressupõe a participação engajada de estudantes bolsistas, que são protagonistas nos processos de incubação e animação junto às comunidades, sob a supervisão da coordenação e equipe técnica, sendo estimulados à reflexão e teorização sobre suas experiências.

Na medida em que se trata de um enfrentamento às questões-problemas vivenciados no cotidiano dos empreendimentos econômicos solidários, o trabalho de extensão envolve necessariamente a realização de pesquisas, estudos e processos formativos que permitam a apreensão e participação na busca de soluções aos desafios dos empreendimentos.

A perspectiva territorial, por outro lado, exige a articulação com os órgãos públicas e instituições da sociedade civil. Neste caso, é fundamental a compreensão das políticas públicas nos processos de desenvolvimento local, e seus mecanismos de funcionamento e operacionalização.

Como desafio, encontra-se a constituição das condições para o desenvolvimento de novas tecnologias sociais adequadas às necessidades e aos interesses dos empreendimentos econômicos solidários, que contribuam para a viabilidade econômica e a sustentabilidade das iniciativas econômicas, que amplifiquem as possibilidades de autonomia dos grupos.

A Incubadora pretende contribuir, desta maneira, para o enfrentamento da miséria e das condições que perpetuam a subalternização de milhões de trabalhadoras e trabalhadores paraibanos e brasileiros. Envolve, em suma, a incubação de empreendimentos, dos cursos de extensão abertos à comunidade, da produção de novos saberes e conhecimentos forjados nessas relações dialógicas com as comunidades, da formação de quadros técnicos e profissionais críticos e orientados para as necessidades concretas das populações e do desenvolvimento de metodologias e tecnologias voltadas para a emancipação social.

Enquanto estrutura de operação, a INCUBES dispõe atualmente de duas salas (uma de reunião e outra de trabalho) nas quais atuam diariamente 15 bolsistas de extensão, 3 bolsista de pesquisa, 2 técnicos de incubação, 2 estudantes de pós-graduação e a coordenação da Incubadora. A Incubes possui um veículo popular, e equipamentos que possibilitam os trabalhos realizados.