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por Pet Farmácia publicado 11/04/2019 13h25, última modificação 29/05/2019 16h31

O Programa de Educação Tutorial (PET) é constituído por grupos de estudantes sob a tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES) orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O programa foi instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) no ano de 1979 com a denominação “Programa Especial de Treinamento”. Posteriormente, no final de 1999, o programa teve sua gestão repassada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), passando a ser identificado como Programa de Educação Tutorial no ano de 2004. Seu objetivo inclui a garantia de uma formação integral aos acadêmicos tendo como instrumento a vivência de experiências que não são contempladas nos currículos convencionais, o que respalda seus princípios epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais.

Em abril de 1992, o PET foi instaurado no curso de Farmácia do Departamento de Ciências Farmacêuticas/CCS da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pela Profa. Dra. Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, denominado Programa Especial de Treinamento em Plantas Medicinais e Tóxicas. No ano de 2005, a tutoria do programa foi repassada à Profa. Dra. Leônia Maria Batista, que tem coordenado as atividades até os dias atuais. Atualmente, é composto por 11 bolsistas e tem se destacado pela dinamicidade de trabalhos desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

A formação dos profissionais na área da saúde tem sido uma das principais pautas das discussões que envolvem as políticas públicas de saúde no país, a fim de alcançar o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa preocupação culminou na publicação, em 2002, das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (DCNF), que propôs a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, dotada de habilidades e competências na perspectiva de formar um profissional capacitado à tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, tendo como ferramenta a educação continuada, sempre em busca de uma melhor qualidade de vida da população.

De modo que a partir do ano de 2007, alicerçada nas DCNF, o curso de Farmácia da UFPB passou a considerar pertinente, dentro do seu Projeto Político Pedagógico (PPP), a necessidade de reorientar a formação do profissional farmacêutico dentro de uma conjuntura social, econômica e epidemiológica voltadas para as necessidades da população.

 Nesse contexto, o PET-Farmácia tem atuado como uma importante ferramenta no curso de Farmácia na perspectiva da reorientação de sua prática acadêmica por meio de uma abordagem multidisciplinar, promovendo a difusão do conhecimento acadêmico entre os estudantes de graduação, a atualização dos métodos de ensino, fortalecendo as linhas de pesquisa, desenvolvendo a extensão universitária e, consequentemente, a construção de uma formação cidadã.