Disciplinas eletivas da linha Marketing e Tecnologia
Aqui temos o detalhamento das disciplinas eletivas da Linha de Marketing e Tecnologia.
Para cada disciplina, segue o nome do componente curricular, juntamente com a esfera de formação (se formação geral ou de linha), o nível para o qual está orientada (se mestrado ou doutorado), a indicação da competência de formação (qual das competências de formação a disciplina tem vinculação prioritária), bem como a carga-horária e a ementa.
1. Marketing e Sociedade |
|
Esfera: Formação de linha |
Competência: Domínio de conteúdos |
Nível: Mestrado e doutorado |
Carga-horária: 60 horas |
Ementa: Fundamentos de marketing; Macromarketing: políticas públicas e regulação, justiça distributiva, marketing e desenvolvimento, marketing e qualidade de vida, consumo responsável e sustentável; Ética em marketing: fundamentos conceituais, modelos e aplicações; Marketing social: fundamentos conceituais, modelos e aplicações; Pesquisa e educação em marketing para a sociedade. |
2. Teoria de Marketing |
|
Esfera: Formação de linha |
Competência: Conhecimento metodológico |
Nível: Mestrado e doutorado |
Carga-horária: 60 horas |
Ementa: Fundamentos: cientificidade, filosofia, teorização, princípios e produtividade do conhecimento de marketing; Paradigmas de marketing, empiricismo e relatividade teórica. Evolução histórica de ideias, práticas e escolas de pensamento em marketing; Avanços teóricos recentes e o debate disciplinar: resource based advantage, market orientation, comportamento do consumidor e macromarketing; Novos horizontes da pesquisa e da prática de marketing. |
3. Comportamento do Consumidor |
|
Esfera: Formação de linha |
Competência: Domínio de conteúdos |
Nível: Mestrado e doutorado |
Carga-horária: 60 horas |
Ementa: A pesquisa de comportamento do consumidor: uma visão geral do estado da arte e das influências disciplinares; O consumidor pós-moderno; Consumo e sociedade; Processo de decisão de compra; Aspectos intrínsecos e extrínsecos do comportamento do consumidor; Tendências no comportamento do consumidor. |
4. Marketing Gerencial |
|
Esfera: Formação de linha |
Competência: Domínio de conteúdos |
Nível: Mestrado e doutorado |
Carga-horária: 60 horas |
Ementa: Função de marketing e seu papel nas organizações. A evolução do conceito de marketing. Gestão do composto de marketing e suas nuances sociais. Processo de segmentação e posicionamento. Auditoria e controle de marketing. Responsabilidade social e as questões éticas do marketing. Marketing verde e percepção de valor. Marketing digital. Marketing, diversidade e consumo. |
5. Lógica dos Serviços |
|
Esfera: Formação de linha |
Competência: Domínio de conteúdos |
Nível: Mestrado e doutorado |
Carga-horária: 60 horas |
Ementa: Elementos conceituais, classificação e contextualização. Elementos históricos da disciplina de serviços. Gestão de serviços: mix de marketing de serviços e gerenciamento de pessoa. Qualidade de serviços: conceito e mensuração. Tópicos especiais: serviços e relacionamento, fidelidade, falhas de serviços, recuperação de serviços, padrões de serviços. Determinação de Preços de Serviços. Comportamento do consumidor de serviços. A lógica dominante de serviços em marketing. A natureza, escopo e integração de recursos em serviços. Ética em Marketing de Serviços. Pesquisa acadêmica em serviços. Tendências em Marketing de Serviços. |
6. Pesquisa em Marketing |
|
Esfera: Formação de linha |
Competência: Conhecimento metodológico |
Nível: Mestrado e doutorado |
Carga-horária: 60 horas |
Ementa: Introdução à pesquisa de marketing; A função da pesquisa e das informações de mercado; Principais áreas de aplicação da pesquisa de marketing; Projeto de pesquisa de marketing (definição do problema, design de pesquisa, amostragem, e técnicas de coleta e de análise de dados); Métodos de previsões; Aspectos éticos na pesquisa marketing. |
7. Cibercultura |
|
Esfera: Formação de linha |
Competência: Domínio de conteúdos |
Nível: Mestrado e doutorado |
Carga-horária: 60 horas |
Ementa: Consumo e Cibercultura: Perspectivas e Dinâmicas; Teorias da Cibercultura; Redes Telemáticas, Planetárias e fenômenos culturais; Cibercidades e potencialidades; Inteligência Artificial e Internet das Coisas; Cibercultura, Identidade e Diferença; Redes Sociais Mediadas, Comportamento e Impactos Sociais; Tecnologias Móveis, Ubiquidade e Pervasividade; Atores e Tecnologias (TAR); Aspectos Contemporâneos da cultura Digital e Consumo. |
8. Sociedade da Informação e do Conhecimento |
|
Esfera: Formação de linha |
Competência: Domínio de conteúdos |
Nível: Mestrado e doutorado |
Carga-horária: 60 horas |
Ementa: Nativos e imigrantes digitais. Hierarquia DIKW – dados, informação, conhecimento e sabedoria. Conhecimento explícito e conhecimento tácito. Criação, armazenamento, compartilhamento e gestão do conhecimento. Teorias da ação e da aprendizagem humana individual e social. Protocolos e dispositivos de Internet. Bancos de dados relacionais e outras tecnologias de apoio à administração da informação – intranets, portais, groupware, gestão eletrônica de documentos, ferramentas de pesquisa em bancos de dados digitais, e repositórios de dados acadêmicos e setoriais. Tomada de decisão, sobrecarga de informações e racionalidade limitada. Transformação digital. |
9. Ciência de Dados |
|
Esfera: Formação de linha |
Competência: Domínio de conteúdos |
Nível: Mestrado e doutorado |
Carga-horária: 60 horas |
Ementa: Sistemas de informação transacionais (OLTP). Modelos de análise de dados – relatórios, sumários e estatística descritiva. Modelagem dimensional de dados, processos de extração, transformação e carga (ETL) e sistemas de informação para análise de dados em tempo real (OLAP). Mineração de dados. Aprendizagem de máquina e inteligência artificial. Big data e análise de dados em streaming. Data analytics – análise descritiva, preditiva e prescritiva. Business analytics. Método abdutivo, indutivo e hipotético-dedutivo. |
10. Tomada de Decisão |
|
Esfera: Formação de linha |
Competência: Domínio de conteúdos |
Nível: Mestrado e doutorado |
Carga-horária: 60 horas |
Ementa: Teoria da decisão. Processo decisório e racionalidade. Estruturação de problemas de decisão. Modelagem de sistemas e validação de modelos. Heurísticas. Causalidades e correlações. Distribuição de dados. Escola do comportamento, escola dos sistemas e escola da contingência. Sistemas especialistas e sistemas de apoio à decisão. Simulação computacional – teoria, ferramentas e aplicações. |
11. Informática Comunitária e Transformação Digital |
|
Esfera: Formação de linha |
Competência: Domínio de conteúdos |
Nível: Mestrado e doutorado |
Carga-horária: 60 horas |
Ementa: Alfabetização, aceitação, adoção e uso de tecnologias de informação e comunicação. Tecnologias stand-alone, online, responsivas, interativas e colaborativas. Inclusão, igualdade, efetividade e transformação na sociedade digital. Digitização, digitalização e transformação digital. Tecnologias de informação e comunicação para acesso à informação, conscientização individual, formação de competências, empoderamento comunitário, melhoria organizacional e desenvolvimento regional. Impacto das políticas públicas, núcleo familiar e atitudes pessoais no desenvolvimento de limitações e competências digitais de indivíduos e grupos. |
12. Desenho Experimental de Pesquisa |
|
Esfera: Formação de linha |
Competência: Conhecimento metodológico |
Nível: Mestrado e doutorado |
Carga-horária: 60 horas |
Ementa: Evolução histórica do pensamento científico e as bases do desenho experimental de pesquisa. Experimentos e análise ex post facto. Variáveis independentes, dependentes, mediadoras, moderadoras e estranhas. Hipóteses, grupos de controle e de tratamento. Priming. Placebo. Validade interna e externa. Análise de variância. Experimentos de laboratório e de campo. Desenhos experimentais alternativos e aplicações. |
13. Seminários em Marketing e Sociedade |
|
Esfera: Formação de linha |
Competência: Domínio de conteúdos |
Nível: Mestrado e doutorado |
Carga-horária: 60 horas |
Ementa: Interesses específicos em marketing e sociedade para atender atualidades em pesquisa, demandas da indústria e demandas de outras disciplinas. |
13. Seminários em Marketing e Sociedade |
|
Esfera: Formação de linha |
Competência: Domínio de conteúdos |
Nível: Mestrado e doutorado |
Carga-horária: 60 horas |
Ementa: Interesses específicos da linha de informação e tecnologia, explorando atualidades em pesquisa ou demandas setoriais e regionais. |
14. Tópicos em Informação e Tecnologia |
||
Esfera: Formação de linha |
Competência: Domínio de conteúdos |
|
Nível: Mestrado e doutorado |
Carga-horária: 60 horas |
|
Ementa: Interesses específicos da linha de informação e tecnologia, explorando atualidades em pesquisa ou demandas setoriais e regionais. |