Perfil dos (as) egressos (as)
Entre 2012 e 2020 o programa teve 113 egressos (as) do mestrado e 95 egressos (as) de doutorado. O levantamento realizado pelo programa entre os anos de 2020-2021 obteve dados de 96% de egressos (as) do mestrado e de 94% de egressos (as) do doutorado.
Dentre os (as) egressos (as) de mestrado 39 ingressaram no curso de doutorado no programa, 19 ingressaram no curso de doutorado em outro programa e 55 seguiram outras atividades.
Do total de egressos (as) de mestrado e doutorado do Programa entre 2012 e 2020:
- 41% atuam na docência no ensino superior;
- 16% atuam na educação básica;
- 12,5% atuam na pesquisa e gestão pública;
- 3% atuam no terceiro setor.
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB completou 40 anos no quadriênio 2017-2020. Foi um momento especialmente oportuno para realizarmos o processo de autoavaliação e a pesquisa sobre nossos (as) egressos (as), que constituíram um passo muito importante no sentido de nossa autocompreensão.
Constatou-se que no PPGS - UFPB foi formada uma parcela importante de professores (as) e pesquisadores (as) do ensino superior na região, além de formarmos professores (as) que atuam na educação básica. O Programa contribui ainda para a formação de profissionais nas áreas da saúde, direito, comunicação e cultura, que buscam em nossos cursos ferramentas para alargar e aprofundar a compreensão acerca de seus respectivos campos, capacitando sua atuação neles.
O cotidiano de nossos (as) pesquisadores (as) é marcado pelo intercâmbio constante com colegas de diversas instituições nacionais e internacionais, o que indica nossa boa inserção no campo mais amplo das Ciências Sociais, a pesquisa sobre os (as) egressos (as) revela igualmente a formação de redes, mas com destaque para a ancoragem e inserção local e, principalmente, para o impacto social do programa.
Fonte: Coordenação PPGS - UFPB 2019/2021