Concessão por casamento, doação de sangue, alistamento, recadastramento eleitoral ou falecimento
Concessões aos servidores para ausentar-se do serviço, amparados pela Lei nº 8.112/1990.
Concessões aos servidores para ausentar-se do serviço, amparados pela Lei nº 8.112/1990.
É o afastamento concedido ao parente de 1° grau do falecido, no período de oito dias consecutivos a partir da data do falecimento.
Desconto efetuado na folha de pagamento, visando dar cobertura aos riscos a que estão sujeitos o servidor e sua família, compreendendo um conjunto de benefícios e ações que lhes garantam os meios de subsistência nos eventos de doença, invalidez, velhice, acidente em serviço, inatividade, falecimento, reclusão, proteção à maternidade, à paternidade e à adoção, e assistência à saúde.
É a possibilidade, mediante solicitação do interessado, de subtrair do tempo de serviço, já averbado, uma parte do período, para fim de averbação em outro órgão.
A Designação é um ato de investidura do servidor integrante do quadro da Instituição, no exercício de Função Gratificada – FG, Cargo de Direção – CD ou Função de Coordenador de Curso – FCC, com remuneração prevista em lei ou designação Sem Função Gratificada – SF.
Processo relacionado com o pagamento de despesas de exercícios anteriores, como vantagens pecuniárias reconhecidas administrativamente, de ofício ou a pedido do servidor, não pagas no exercício de competência, observada a prescrição quinquenal.
É o início das atividades do servidor recém-empossado.
É o início das atividades do servidor removido, redistribuído ou requisitado.
Exame ocupacional realizado em candidato nomeado para cargo público federal, no qual constam exames complementares, além de consulta clínica. Tem o objetivo de definir a aptidão do candidato, do ponto de vista médico, ao cargo pretendido.
Exclusão do servidor/pensionista em decorrência de seu falecimento.
O Exercício Provisório é o desempenho das atribuições do cargo em órgão ou entidade federal diversa daquela a qual o servidor pertence.
O Exercício Provisório é o desempenho das atribuições do cargo em órgão ou entidade federal diversa daquela a qual o servidor pertence, e pode ocorrer nas seguintes hipóteses: I – No afastamento do servidor cujo cônjuge, também servidor público, civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, tenha sido deslocado para outro ponto do território nacional, ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo, nos termos do art. 84, § 2°, da Lei 8.112/1990 e do art. 2° da Orientação Normativa SEGEP/MP n° 05/2012; II – No caso de redistribuição do cargo ocupado pelo servidor, quando este não for removido ou colocado em disponibilidade, até seu adequado aproveitamento, conforme art. 37, § 4°, da Lei 8.112/90.
Forma de vacância de cargo público, podendo ocorrer a pedido do servidor, ou de ofício.
Reprogramação do período de descanso remunerado com duração prevista em lei.
Horário especial concedido ao servidor com deficiência ou com familiar com deficiência.
Solicitação de Incentivo à Qualificação em decorrência de educação formal superior exigido para o cargo de que é titular.
Licença de 120 (cento e vinte) dias consecutivos concedida à servidora gestante sem prejuízo da remuneração, com direito à prorrogação (ver prorrogação de licença à gestante), a pedido da servidora.
Licença concedida ao servidor para candidatar-se a cargo eletivo municipal, estadual ou federal.